sexta-feira, 18 de novembro de 2011





Olha o respeito!


Esse é um item da vestimenta Bateriana tão amado quanto questionado. Confesso que me falta conhecimento sobre sua origem e essa falta de conhecimento me levou a uma pesquisa, que acabou sendo infrutífera. Então, para não cometer nenhuma gafe, (acho que) vou conter minha vontade de ser o guru de História e contar o que sei e o que lembro. Sim! Estou falando da linda e imaculada calça branca.

Foi em 2006. A Bateria da Cásper preparava-se para mais uma apresentação, não sei afirmar exatamente em qual evento, (mas tenho certeza que foi um sucesso de crítica!) quando foi sugerido que usássemos a calça branca. “Calça branca? Por quê?”, foi minha primeira reação. Lembro que fiz uma aliança política com a Christoria,  para agregarmos o máximo possível de companheiros que também eram contra essa mudança para, juntos, derrubarmos a proposta dos Srs. Marcelo Pires e Vitor Vieira. Foi em vão... Fizemos a apresentação com a bendita calça branca. O resultado visual não era dos piores admito (mas eu não iria entregar os pontos e admitir isso publicamente!). A calça branca passaria a ser então objeto obrigatório em qualquer apresentação da Bateria da Cásper a partir daquele momento, mesmo não sendo ainda uma unanimidade entre os batuqueiros.

O tempo passou, tivemos contatos com novas pessoas e, em especial, com o mundo do samba. Só então podemos aprender o que é vestir a calça branca. Vestir a calça branca é respeito, batuqueiros. Vestir a calça branca não é puramente uma razão de estética... É uma afirmação! É seriedade e admiração ao ritmo e ao samba. Não fazemos só samba, claro que não, mas ao vestir a calça branca podemos nos conectar com os grandes bambas e malandros que um dia já usaram a bendita pelas ruas da Lapa Carioca ou da Barra Funda Paulistana. É respeito! É por isso que nossas expressões mudam com a calça branca, que nosso ritmo fica mais gostoso de ser ouvido e por isso que todo Bateriano deve ter guardada a sua calça... Para que na próxima oportunidade ela seja usada e admirada.

Em breve teremos uma apresentação. Não sei se a bendita será usada... Mas a minha está lá. Esperando uma próxima cervejada ou ensaio técnico, ou qualquer oportunidade para estar entre seus pares e fazer um samba gostoso.

Ahhh bem lembrado e o sapato branco? Como fica? Onde fica? Pois é... talvez uma história para outro momento. Mas acho que chamaria a coluna em homenagem ao sapato branco de “Só quem é!”.

Para quem tiver curiosidade, talvez um dos registros mais antigos da calça branca na Bateria da Cásper. Um vídeo com a participação de uma lenda viva Casperiana:

5 comentários:

  1. A minha calça branca é dos tempos desse vídeo aí e está no fundo da gaveta, mas se pá nem serve mais... hehehe

    Fui um dos que questionou, porém, desde então, passei a respeitar a tradição.

    ResponderExcluir
  2. Po, legal, não vejo a hora de ver a Bateria tocando de calça branca na próxima cervejada!

    =D

    ResponderExcluir
  3. Tô de calça branca hoje em homenagem ao seu post, Pavão! hahah :)

    ResponderExcluir
  4. A calca branca eh heranca dos terreiros de candomble, o berco das escolas de samba!

    ResponderExcluir
  5. O tempo não para, as coisas mudam. Antes o malandro usava terno (de preferência linho S-120) e sapato brancos com o legítimo chapéu panamá, itens conquistados, pro desespero da mulher, com o dinheiro que deveria ser usado pra pagar as despesas da casa. Tudo pela elegância que hoje tanta falta faz no Samba. Admiro todos os ritmistas que preservam essa característica, pois mostra que a palavra Samba não quer dizer apenas batucada ou músicas; o estilo em si, que infelizmente se perdeu a muito tempo. Ótimo post, saravá!

    ResponderExcluir