quarta-feira, 16 de novembro de 2011





O som dos móveis

Quando a ideia deste blog surgiu, ficou acordado que eu escreveria sobre música alternativa ao samba, principal força motriz da Bateria da Cásper. Resolvi, então, fazer uma breve pesquisa com ritmistas e ex-ritmistas da nossa batucada perguntando quais as 3 bandas/artistas nacionais, excetuando as de samba, que gostam mais. Não consegui perguntar a todos, confesso, mas a boa amostragem definiu claramente de quem eu deveria falar:

Móveis Coloniais de Acaju.


Talvez você conheça, talvez não. Mas acho muito, muito improvável que você conheça e NÃO goste de Móveis. Uma banda que nasceu em Brasília e faz jus à cidade: se a capital nacional, em sua construção, recebeu gente de todos os cantos do país e assim se fez uma grande mistura, o som do Móveis é igualzinho. Pegada ska, com rock, com samba, com MPB, com... qualquer coisa que

agrade aos ouvidos! Foi assim que, em pouco tempo, a banda que tocava em bailes de formatura passou a figurar em grandes festivais pelo Brasil e também pelo exterior.

Era 2005 ou 2006, estava eu no Hangar 110, casa de shows (geralmente de punk e hardcore), para assistir a um show do Dead Fish. Uma das bandas de abertura era o "Móveis industriais de não sei o que lá de Aracaju", algo assim para mim. Quando começou o show destes desconhecidos, vi NOVE caras pulando e tocando (em um palco bem pequeno, diga-se de passagem) um ritmo completamente diferente do que eu esperava para a abertura de um show de HC. Tudo para eu achar bizarro, mas foi exatamente o contrário. A música e a animação do show contagiaram a mim e a todos de uma maneira sem igual. Desde então passei a ouvir Móveis Coloniais de Acaju.


Hoje eles já têm dois discos lançados: "Idem" de 2005 e "C_mpl_te" de 2009. Dois discos repletos de excelentes canções que te fazem cantar suas letras (e também seus instrumentais) o dia todo e deixam com vontade de ouvir mais e mais.

No segundo show que fui, agora com, e como, o público deles, me tornei fã. E depois de mais alguns shows, afirmo categoricamente que não há como assistir a um show deles sem se empolgar. Com seus saxofones, trombone, flauta transversal, gaita, teclado, além de baixo, guitarra e bateria, eles pulam, dançam e correm pelo palco como se não houvesse barreiras. Mesmo assim, tocam com maestria e interagem com o público como se fossem amigos há décadas. Toda essa animação SEMPRE se reflete nos movimentos e sorrisos de cada espectador. Prova inequívoca que, de fato, não existe qualquer barreira na música.

Por tudo isso, ficam as minhas recomendações: se você AINDA não conhece Móveis, faça o favor de conhecer; e principalmente: no próximo show deles em São Paulo, vá. Boa parte da Bateria da Cásper irá com você.

6 comentários:

  1. Hum, belo texto, mas com um tema desses ficaria difícil não sair algo bom...

    ResponderExcluir
  2. pãpãpãranranranraaan pãpãpãpãpãrararaaaan pãranranranpãpãranran

    ResponderExcluir
  3. Tem show dia 14/12. A Bateria vai, e você?! hahah :D

    http://www.beco203.com.br/agenda-beco-sp.php?c=475)

    https://www.facebook.com/event.php?eid=191554314243076

    ResponderExcluir
  4. me apaixonei à primeira vista no Natura Nós - tardiamente, eu sei.

    e me conquistaram pra sempre com isso: http://www.youtube.com/watch?v=St-Y9iHtTBY

    ResponderExcluir